quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Líder Flu vence Bahia fora de casa e amplia vantagem

Fred e Wellington Nem comemoram o golaço de Bruno (à dir), que abriu o placar. Foto: Felipe Oliveira/Gazeta Press

 

   Aos gritos de "é campeão" no final da partida, o líder Fluminense suportou a pressão do adversário, mostrou eficiência e venceu o Bahia, por 2 a 0, nesta quarta-feira à noite, no estádio Pituaçu, em Salvador. Mesmo criando bem menos chances de gol do que os donos de casa, o time carioca ganhou com um golaço de Bruno Vieira e outro de Rafael Sóbis, ambos no segundo tempo.

Com a vitória fora de casa, o Fluminense chegou aos 65 pontos e segue na primeira colocação do Campeonato Brasileiro, impedindo que o Atlético-MG se aproxime nesta 29ª rodada. O Bahia ficou com 35 pontos e caiu para a 15ª posição na tabela.

Até o momento do primeiro gol, o Flu tinha finalizado apenas cinco vezes a gol, todas elas erradas, contra 14 chutes do Bahia, que parou em grande atuação do goleiro Diego Cavalieri. A equipe baiana também teve um gol de Lulinha anulado incorretamente, já que o atacante não estava impedido no lance.

Porém, os visitantes abriram o placar aos 13 minutos da segunda etapa, em uma bela jogada do lateral Bruno Vieira, que deu um chapéu com a cabeça em um marcador e um drible da vaca em outro antes de finalizar. Os donos da casa ainda acertaram duas bolas na trave durante o confronto, mas o Fluminense selou a vitória com um gol do atacante Rafael Sóbis, aos 29 minutos. No final, a torcida do time carioca presente em Salvador gritou "é campeão", faltando nove rodadas para o término do campeonato.

Na próxima rodada, o Bahia vai encarar o Coritiba, no Couto Pereira. O Fluminense receberá a Ponte Preta, no Engenhão.

O jogo

O Bahia começou a partida com grande movimentação de Gabriel e Elias no ataque, para tentar furar o bloqueio tricolor. E logo no primeiro minuto, Gabriel criou uma boa jogada, mas seu chute foi desviado por Bruno. O meia Deco era vigiado de perto por Diones e não conseguia fazer a bola chegar à área da equipe da casa.

Aos sete minutos, o lateral esquerdo Jussandro recebeu ótimo passe nas costas de Carlinhos, entrou na área e chutou para fora. No minuto seguinte foi a vez de Elias invadir a área e chutar cruzado, mas Diego Cavalieri fez grande defesa, espalmando a bola para o lado e permitindo que a zaga aliviasse o perigo.

O Fluminense começou a equilibrar a partida e, aos doze minutos, Wewllington Nem foi derrubado na entrada da área. Deco bateu mal e a bola se chocou com a barreira.

Os jogadores do time da casa se mostravam muito irritados com a arbitragem de Raphael Claus, que aplicou dois cartões amarelos na equipe baiana, antes dos dez minutos de jogo. Por causa da advertência, o técnico Jorginho decidiu trocar a marcação, colocando Fahel para vigiar os passos de Deco.

Aos 17 minutos, foi a vez de Edinho derrubar Gabriel nas proximidades da grande área. Neto bateu forte e a bola se chocou com o travessão defendido por Diego Cavalieri. Aos 23 minutos, o volante Hélder sentiu dores lombares e teve que deixar a partida, sendo substituído por Fabinho.

O Fluminense chegou ao ataque, com perigo, aos 25 minutos, em cruzamento de Carlinhos para Fred, mas o goleiro Marcelo Lomba saiu com precisão e evitou o perigo. O Tricolor das Laranjeiras passou a tocar a bola com mais segurança, o que foi suficiente para neutralizar os avanços da equipe baiana, que já não conseguia manobrar com a desenvoltura do início.

Por volta dos 30 minutos, o Bahia já não conseguia se aproximar da defesa carioca, com a mesma velocidade e dependia das tentativas individuais de Gabriel, o único que incomodava à zaga tricolor. E foi Gabriel, que aos 34 minutos, se livrou da marcação e chutou rasteiro, mas Diego Cavalieri fez grande defesa. Dois minutos depois, Gabriel voltou a arriscar de longe e o goleiro tricolor fez outra intervenção difícil.

Aos 41 minutos, após cruzamento da direita, Fred saltou, e de cabeça, fez um passe perfeito para Wellington Nem, livre na pequena área,mas o atacante tricolor não conseguiu alcançar a bola, desperdiçando a melhor oportunidade criada pela equipe carioca, no primeiro tempo.

O segundo tempo começou com o Bahia pressionando e, no primeiro minuto, Zé Roberto obrigou Diego Cavalieri a praticar boa defesa para evitar o gol baiano. A pressão continuou e o goleiro do Fluminense voltou a aparecer bem, aos dois minutos, evitando que uma bola cruzada chegasse ao volante Fabinho que entrava pelo meio.

O Bahia teve um gol anulado aos quatro minutos quando Lulinha foi lançado, em posição legal, e chutou cruzado, mas o assistente marcou impedimento para desespero da torcida baiana. Aos seis minutos, Fred lançou Wellington em velocidade. O atacante tricolor chegou a driblar o goleiro Marcelo Lomba, que se recuperou e evitou a conclusão,

A resposta do Bahia veio em cabeçada perigosa de Fahel, após cobrança de escanteio, surpreendendo os zagueiros que não viram a penetração do ex-jogador do Botafogo. Aos 13 minutos, o Fluminense abriu o marcador. Bruno Vieira foi lançado pela direita, se livrou de Jussandro e Titi, entrou na área e tocou entre as pernas do goleiro Marcelo Lomba.

Aos 15 minutos, o Bahia teve a chance de marcar o gol de empate quando Neto chutou forte e a bola bateu na trave defendida por Diego Cavalieri. Lulinha ainda tentou aproveitar o rebote, mas não obteve sucesso. O técnico Jorginho decidiu arriscar tudo e trocou Zé Roberto pelo atacante Cláudio Pitbull, mas o time continuou mostrando dificuldades para chegar ao gol de empate.

E o Fluminense liquidou a partida aos 29 minutos. Após cruzamento na área, a defesa baiana rebateu mal e a bola acabou nos pés de Rafael Sobis, que mandou uma bomba, sem chances de defesa para Marcelo Lomba.

Com a vitória garantida, o técnico Abel Braga decidiu poupar alguns jogadores, mas o Bahia, sem forças e sem entusiasmo, não conseguiu mais alterar a sorte da partida. E Marcelo Lomba ainda evitou o terceiro gol do Fluminense. Aos 39 minutos, ele mandou para escanteio um chute perigoso de Carlinhos. E aos 41, defendeu a conclusão de Marcos Júnior.

 

ESPN

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More