terça-feira, 2 de outubro de 2012

Barça vence Benfica fora de casa e assume ponta isolada

Argentino dá passes para dois gols e catalães disparam na liderança do Grupo G da Liga

Gol do Sánchez - Benfica x Barcelona (Foto: Francisco Leong/AFP)
Sánchez fez o primeiro do Barça (Foto: Francisco Leong/AFP)

  Messi completou nesta terça-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, três jogos sem marcar. Mas se ele continuar assim, a torcida do Barcelona provavelmente nem vai sentir falta. O argentino deu os passes para os dois gols na vitória por 2 a 0 dos catalães sobre o Benfica pela Liga dos Campeões, que valeu a liderança isolada do Grupo G. Enquanto isso, os Encarnados ficaram na terceira posição da chave com apenas um ponto.

O próximo jogo do Benfica será longe, na Rússia, contra o Spartak de Moscou, no próximo dia 23 de outubro. No mesmo dia, mas mais tarde um pouco, o Barcelona volta a jogar em casa contra o Celtic.

O JOGO

O Barcelona começou mantendo a bola, normal. Mas na primeira vez que o Benfica passou do meio de campo, Bruno César não se mostrou tímido e chutou, quase enganando Valdés.

Porém, esse poder mostrou-se fogo de palha. Bastou um ataque um pouco mais contundente, e não demorou para o gol catalão sair. Alba fez jogada com Messi, que chegou na linha de fundo e tocou forte para o centro. Achou Sánchez, que ganhou de Garay na dividida e abriu o placar.

Faltam jogadas laterais para o Benfica. Maxi Pereira, e principalmente Melgarejo, que ataca bem, ficaram presos demais. Acabou que as investidas ofensivas eram somente pelo meio, e o Barça conseguiu neutralizar facilmente, ainda mais pela solidão de Lima lá na frente. Quando Gaitán e Bruno César tentavam atacar, perdiam a bola logo.

E foi em uma dessas pressões que quase saiu o segundo do Barcelona. Recuperação de bola, Sánchez toca para Messi, que obriga Artur a se esticar todo para defender. Pouco depois foi o chileno que perdeu. Ele recebeu um lançamento longo, ganhou com habilidade de Jardel, mas chutou para fora. Neste momento, metade da primeira etapa, o gol estava pronto para sair.

Mas o Barça tirou um pouco o pé do acelerador, e nem assim o Benfica aproveitou, estava tão recuado, mas tão atrás, que quando recuperava a bola não tinha como ir para a frente. Tocava, mas perdia logo. Só quando desarmava do meio para a frente saía algo, mas o poder de fogo era pouco. Até finalizou algumas vezes, mas sem perigo.

Arrancada de Messi voltou a ser mortal (Foto: Francisco Leong/AFP)

SEGUNDO TEMPO

O Benfica voltou com uma mudança para a etapa final. Jorge Jesus trocou Bruno César por Carlos Martins, enfim um português em campo. O primeiro ato dele foi cometer uma falta sobre Busquets. Em resposta, quase o segundo do Barça. Messi deu linda bola para Sánchez, que perdeu outra grande chance. O tempo passava, as oportunidades apareciam, e os catalães não aproveitavam.

Mas o argentino, jogador que mais errou passes no primeiro tempo, insistiu. Messi está aparecendo menos nesta temporada, mas quando aparece... Continua sendo o artilheiro do time, e deu uma arrancada daquelas irresistíveis, que estavam raras nesta temporadas. Fàbregas acompanhou a sua esquerda e recebeu. Seu contemporâneo ficou na cara de Artur para ampliar. Bonito gol.

Jorge Jesus teve como cartada colocar Aimar, grande ídolo de Messi. Em seu primeiro lance, até parecia estar inspirado, chamou Melgarejo, aquele lateral-esquerdo que estava plantado, para jogar. Mas ficou por isso mesmo. Enquanto o Barcelona já estava em ritmo de treino, pouco fazia.

O retrato foi um lance de Messi. O argentino ficou com a bola, e simplesmente não sabia o que fazer com a bola. De preocupante foi a lesão de Puyol. O zagueiro caiu e ficou com o braço deslocado. Teve que sair, e a defesa ficou formada pelos volantes Song e Mascherano.

Daí para o fim, apenas a expulsão de Busquets, após agressão a Maxi, e a torcida lisboeta começou a deixar as arquibancadas, e vai ter que correr atrás de pontos fora de casa para se classificar às oitavas de final. O Barcelona está tranquilo na liderança.

 

LANCENET

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More