domingo, 26 de agosto de 2012

Furacão vence clássico contra o Paraná e cola no G4

 

Pedro Botelho comemora segundo gol do Atlético-PR; Paraná não vence o clássico desde 2008. Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo/Futura Press

Pedro Botelho comemora segundo gol do Atlético-PR; Paraná não vence o clássico desde 2008
Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo/Futura Press

 

    O Atlético-PR foi até a Vila Capanema e despachou o rival Paraná por 2 a 1 em jogo válido pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No primeiro encontro da história entre os dois clubes paranaenses na competição, a equipe rubro-negra manteve o bom retrospecto diante do rival e venceu a oitava partida consecutiva: desde 2008 os paranistas não vencem o duelo.

Com o resultado, o Atlético-PR subiu duas posições na tabela da Série B e entra para o segundo turno com chances de voltar à elite do futebol brasileiro, já que ocupa a sexta colocação com 32 pontos, há apenas dois do São Caetano, primeira equipe do G-4. Já o Paraná permanece no meio da tabela com com 26 pontos, na 11ª colocação.

As duas equipes parananense se enfrentaram pela primeira vez na história jogando pela Série B do Campeonato Brasileiro. Acostumados com as glórias do passado na elite do futebol, os times entraram em campo de olho na vitória para tentar se aproximar do G-4 e entrar para o segundo turno da competição mais próximos do sonho de retornar à Série A.

O primeiro tempo na Vila Capanema começou com cara de grande clássico, com as duas equipes se movimentando bastante e procurando o ataque. Apesar do jogo truncado, as primeiras chances não demoraram a aparecer. Jogando em casa, o Paraná levou perigo logo aos 10min. Fernandinho recebeu na esquerda e soltou uma pancada, Weverton fez boa defesa e mandou para escanteio. Na cobrança a bola sobrou para Wendel que chutou para um milagre do goleiro rubro-negro.

Após começar melhor e levar dois sustos consecutivos, o Atlético-PR voltou para a partida e abriu o placar. Aos 14min, João Paulo cobrou falta da entrada da área com perfeição sem chances para o goleiro Luís Carlos. Apesar do gol, o Paraná não se abateu e continuou mantendo o equilíbrio da partida. Mas aos 22min, a equipe visitante puxou rápido contra-ataque, Elias tocou para Pedro Botelho, que dominou e fuzilou o canto esquerdo, 2 a 0.

O gol gerou revolta dos jogadores do Paraná, que reclamaram um toque de mão do lateral esquerdo rubro-negro. Atrás no placar, o técnico Ricardinho sacou o volante Zé Luís para a entrada do meia Wellington. A substituição deu mais ofensividade para os mandantes, que partiram para cima e conseguiram o empate no último minuto da etapa inicial. Paulo Henrique dominou na grande área e chutou, a bola desviou no lateral atleticano e enganou o goleiro Weverton.

O segundo tempo da partida na Vila Capanema também começou bastante movimentado. O Atlético-PR promoveu a entrada do experiente Paulo Baier para segurar o resultado. E a equipe rubro-negra continuou mais efetivo no ataque. Aos 14min, Henrique tentou de fora da área e o goleiro Luís Carlos defendeu. Marcão quase amplia aos 22min após receber bom cruzamento da direita e cabecear rente a trave.

   Mesmo com a vantagem, o Atlético-PR chegava com perigo pelos lados do campo, enquanto o Paraná explorava os contra-ataques. Nos minutos finais a equipe da casa partiu com tudo para cima e quase empata aos 33min. Wendell Borges recebeu na esquerda da grande área e chutou cruzado para boa defesa do goleiro atleticano. No escanteio Alex Alves cabeceou com perigo. O Atlético-PR segurou a pressão do rival nos últimos minutos e assegurou a vitória.

Na abertura do segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro o Atlético-PR entra em campo na terça-feira, às 19h30 (de Brasília), quando recebe o embalado Joiville no Gigante de Itiberê. Já o Paraná tenta a reabilitação na cidade de Campinas, onde enfrenta o Guarani, no Brinco de Ouro, também na terça-feira às 19h30.

 

Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More