quinta-feira, 19 de julho de 2012

Em duelo movimentado, Atlético-GO bate Figueira e conquista 1ª vitória no BR

Em cobrança de pênalti, Márcio marcou o primeiro gol da vitória do Atlético-GO. Foto: Carlos Costa/Futura Press

Em cobrança de pênalti, Márcio marcou o primeiro gol da vitória do Atlético-GO
Foto: Carlos Costa/Futura Press

No duelo de equipes desesperadas em Goiânia, o Atlético-GO levou a melhor sobre o Figueirense, ganhou por 3 a 2 e venceu pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira, em jogo válido pela 10ª rodada. Com três pênaltis marcados, o árbitro Wilson Luiz Seneme chamou a atenção na noite de pequeno público no Serra Dourada. O goleiro Márcio, Felipe e Joilson anotaram os gols do time goiano, enquanto Caio marcou os dois tentos do time visitante.

As equipes marcaram no primeiro tempo em pênaltis duvidosos assinalados pelo árbitro paulista Wilson Luiz Seneme. Caio converteu infração que ele mesmo sofreu, colocou o time alvinegro em vantagem e abriu o marcador em Goiânia aos 23min do primeiro tempo. Aos 37min, o goleiro Márcio bateu bem a penalidade favorável ao clube goiano e colocou números finais ao marcador.

E o Atlético ficou perto de conquistar a primeira vitória quando Felipe arriscou de fora da área, a bola desviou na marcação e entrou para o fundo das redes, aos 13min do segundo tempo. A equipe mandante não teve muito tempo para comemorar e o Figueirense conseguiu o empate quatro minutos depois. Caio voltou a sofrer pênalti e marcou mais uma vez na partida, aos 17min. E em chute de fora da área, Joilson marcou, aos 38min, e garantiu o triunfo dos goianos.

O Atlético-GO quebrou o longo jejum sem vitórias no Brasileiro. Com o resultado, o time ganhou pela primeira vez, mas continua na última posição com cinco pontos. O Figueirense entra na zona de rebaixamento com oito pontos. A equipe comandada pelo técnico Argel segue sem ganhar há nove jogos. O último - e único - triunfo do time alvinegro aconteceu na primeira rodada da competição sobre o Náutico.

Na próxima rodada, as duas equipes enfrentam equipes que estão em posições intermediárias e brigam por vaga na Copa Libertadores. O Figueirense volta ao Orlando Scarpelli para enfrentar o São Paulo, domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário, a equipe goiana viaja até o Sul do País para encarar o Internacional, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre.

O jogo

Precisando da vitória para não se distanciar muito dos companheiros de zona de rebaixamento, o Atlético-GO partiu para cima e criou a primeira jogada de perigo aos 5min. O lateral Eron procurou Felipe no pivô, recebeu bom passe de volta do lado esquerdo da área e cruzou para o meio. Mas nenhum atacante do time goiano se apresentou para completar para o gol. Outra boa chance ocorreu aos 19min. Felipe cobrou falta colocada e Wilson se esticou bem para ir no canto e espalmar para escanteio.

E praticamente no primeiro ataque perigoso, o Figueirense abriu o marcador no Serra Dourada. Aos 21min, Caio disputou bola com Eron dentro da área, o goleiro Márcio saiu e o atacante do time catarinense caiu na área. De forma duvidosa, o árbitro Wilson Luiz Seneme apitou pênalti, para reclamação dos atletas atleticanos. O próprio Caio cobrou bem e fez o gol da noite no Serra Dourada.

A desvantagem não abalou os donos da casa, que continuaram pressionando em busca do primeiro tento. Aos 27min, Vanderlei fez grande jogada individual e lançou para Felipe nas costas da defesa adversária. O atacante finalizou sem ângulo por cima do goleiro Wilson, mas para fora. E a insistência foi premiada aos 36min. Após cobrança de escanteio, Fabiano Silva agarrou Pituca e Seneme marcou novo pênalti. O goleiro Márcio se encarregou da cobrança, converteu a penalidade e igualou o marcador.

E o Figueirense desperdiçou grande oportunidade no último lance do primeiro tempo. Júlio César fez ótimo lance para o lateral esquerdo Guilherme Santos. Sem ângulo e com o goleiro Márcio bem posicionado, o camisa 6 do time catarinense raciocinou rápido, tocou por cobertura e acertou o travessão adversário. Roni aproveitou o rebote e arrematou cruzado com a bola saindo pela linha lateral.

O Atlético-GO voltou ao segundo tempo decidido a buscar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. E logo aos 40s Pituca desviou de cabeça após cobrança de escanteio e a bola passou com muito perigo. E depois de tanto pressionar, o time chegou ao gol da virada. Primeiro, Diogo Campos finalizou cruzado e a bola bateu na trave. O time goiano ganhou o rebote, trabalhou a bola e Felipe recebeu na entrada da área. O atacante cortou o marcador e finalizou de fora da área. A bola desviou de leve na zaga adversária e entrou para o fundo das redes.

Mas a pequena torcida presente no Serra Dourada não teve muito tempo para comemorar. Dois minutos depois. Caio aproveitou rebote na entrada da pequena área após escanteio e foi puxado pelo lateral Marcos no momento de finalizar. Seneme não teve dúvida e apontou para a marca da cal. Caio bateu forte no meio do gol e voltou a igualar o placar.

Joilson entrou no intervalo no lugar de Bida e foi o responsável pelo gol da vitória do Atlético. A primeira chance aconteceu aos 25min, quando finalizou na trave da meta defendida pelo goleiro Wilson. Mas aos 38min, o jogador acertou o gol. Márcio repôs a bola em jogo e a bola é escorada de cabeça. Joilson dominou na frente da área e arrematou para garantir o primeiro triunfo do time goiano.

 

Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More