quarta-feira, 25 de julho de 2012

Alecsandro marca no fim, Vasco vence Botafogo e dorme na liderança do BR

Times perdem boas chances em clássico equilibrado, mas artilheiro do Brasileirão decide partida com gol no fim do jogo

Vasco x Botafogo - Campeonato Brasileiro - Gol do Alecsandro (Foto: Paulo Sergio)

Alecsandro fez o gol da vitória e lidera a artilharia do Brasileiro (Foto: Paulo Sergio)

 

Em um clássico decidido nos detalhes, o Vasco derrotou o Botafogo na noite desta quarta-feira por 1 a 0, no Engenhão. O gol vitorioso para os Cruz-Maltinos foi marcado pelo artilheiro Alecsandro, melhor marcador do Campeonato Brasileiro até agora, com oito anotados.

De quebra, o Vasco ainda passou a liderar o campeonato de forma provisória, com 29 pontos. Nesta quinta, o time carioca torce por uma derrota do Atlético-MG diante do Santos para se manter no topo. Na próxima rodada, o Vasco pega o Internacional no sábado em Porto Alegre, enquanto o Botafogo, que não balança as redes adversárias há três jogos, encara o Figueirense no Engenhão.

INÍCIO FRENÉTICO

O jogo começou com o Botafogo colocando pressão nos primeiros lances. No segundo minuto de jogo, Elkeson deu um bonito drible em Dedé, que escorregou e chegou a cair no chão. Em seguida, o alvinegro cruzou para Renato, que chutou por cima do travessão. Depois, foi a vez de Vitor Júnior arriscar chute perigoso, que raspou a trave de Fernando Prass.

A partida parecia já do Glorioso, especialmente depois de Juninho Pernambucano receber o cartão amarelo, seu terceiro, que o deixa de fora do jogo contra o Internacional. Mas quem achou que o Vasco ia ficar nervoso, se enganou. A resposta foi imediata e fez o goleiro alvinegro Jefferson trabalhar. Juninho bateu falta na cabeça de Alecsandro, que testou para o chão. Jefferson defendeu no reflexo, em um autêntico milagre.

E já no lance seguinte, foi a vez de Nilton arriscar o chute de fora da área. A bola parecia tomar o caminho do ângulo direito, mas Jefferson novamente interveio, com outra defesa incrível. E quando não foi o camisa 1 que salvou o Botafogo, a sorte esteve ao lado do time de General Severiano. Carlos Alberto driblou dois adversários e chutou rasteiro, mas a bola acertou a trave. Quem é que estava melhor agora?

A partir daí, depois da verdadeira 'blitz' vascaína, os sobressaltos alvinegros diminuíram de intensidade, mas o Vasco mantinha a posse da bola, sobretudo no ataque. Já na segunda metade do primeiro tempo, Alecsandro e Wendel perderam chances para os cruz-maltinos, depois de jogadas coletivas do setor ofensivo da equipe.

Ao Botafogo, restou adotar uma postura mais defensiva e apostar nos ataques pela esquerda, com Márcio Azevedo e Andrezinho. No meio, Seedorf distribuía bem o jogo e até marcava e desarmava, para delírio dos botafoguenses nas arquibancadas. A verdade é que o jogo claramente esfriou depois dos grandes sustos de começo, e ambas as equipes passaram a valorizar mais a posse de bola.

MARASMO E GOL NO FIM

   Para a segunda etapa, apenas uma mudança em relação aos times que começaram o jogo: Jadson entrou no lugar de Lucas Zen, que torcera o tornozelo esquerdo no fim do primeiro tempo. Logo depois que a bola começou a rolar, porém, foi a vez do vascaíno Wendel queixar-se de dores. Ele saiu para dar lugar a Fellipe Bastos na equipe cruz-maltina.

Dias depois dos botafoguenses reclamarem da arbitragem, foi a vez torcida do Vasco ficar na bronca com o juiz Wagner do Nascimento Magalhães. Aos 9 minutos, Carlos Alberto recebeu bola dentro da área e foi impedido por Lucas de prosseguir a jogada. O árbitro não marcou nada.

   Mais tarde, foi a vez de Fellipe Bastos levar perigo ao gol de Jefferson. Em cobrança de falta de alguma distância do gol, aos 14, o volante vascaíno visou o gol, mas o arqueiro botafoguense caiu bem no canto direito, espalmando para escanteio. Daí para frente, porém, o jogo caiu vertiginosamente tanto em emoção quanto em ousadia e inspiração dos ataques.

O Botafogo raramente conseguia prender a bola na frente, logo era desarmado. Embora Seedorf estivesse distribuindo bem o jogo no meio-campo, os companheiros não tinham o mesmo sucesso ao terem a bola nos pés. Já o Vasco até chegava com melhor toque de bola e consistência, mas errava muitos passes na frente. Com isso, até os chutes em gol ficaram raros.

A melhor chance veio aos 35, e foi para o Botafogo. Jadson roubou a bola de Fellipe Bastos no meio-campo e tocou para Fellype Gabriel. No rápido contra-ataque, o meio-campista lançou em profundidade Andrezinho, que entrou na área e chutou de esquerda, mas para fora. Logo depois, quem perdeu sua chance foi o Vasco. Auremir ganhou bola pela direita, cruzou na área e Alecsandro caiu após tropeçar na grama.

No entanto, a recompensa do azarado artilheiro acabou vindo logo em seguida. E com a sorte que lhe faltara momentos antes. William Barbio tocou para Juninho, que dividiu com Lucas dentro da área. O camisa 8 caiu mas, mesmo no chão, prendeu a bola e passou com um toque açucarado para o "Alecgol". E o artilheiro do Brasileirão não perdeu. Gol do Vasco, o da vitória, aos 41 minutos da segunda etapa.

 

LANCENET

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More