domingo, 2 de dezembro de 2012

Com tensão e drama, Sport perde clássico e é rebaixado para Série B

image


   O título já estava definido. As vagas na Libertadores, também. Restou para a última rodada do Campeonato Brasileiro a batalha contra o rebaixamento. Sport, Bahia e Portuguesa começaram o domingo com uma missão: continuar na Série A do Campeonato Brasileiro em 2012.

Dois times se salvariam, enquanto o outro teria de disputar a Série B de 2013. Os palcos da disputa dramática: Aflitos, Serra Dourada e Canindé.

O Sport, 41 pontos, entrou em campo nos Aflitos, precisando vencer o Náutico. Além disso, a equipe pernambucana torcia contra o Bahia, 44 pontos, que enfrentava o Atlético Goianiense, em Goiânia; e a Portuguesa, também 44 pontos, que duelava com a Ponte Preta no Canindé.

O duelo entre os pernambucanos foi o último a começar. Em Goiânia, Atlético Goianiense e Bahia entraram em campo pontualmente às 17 horas; no Canindé, o duelo começou com dois minutos de atrasos; em Recife, a bola só rolou às 17h06.

Nos Aflitos, O Náutico, dono da melhor campanha do Brasileiro em casa, começou a partida melhor e criou chances em sequência – Rhayner, duas vezes, Kieza e Alemão perderam oportunidades de abrir o placar.

No Serra Dourada, o Bahia começou a partida melhor e teve ótima chance de marcar aos 37 minutos de jogo. Após cruzamento de Hélder, Fahel finalizou de cabeça, e o goleiro Márcio fez ótima defesa; a bola bateu no travessão antes de sair pela linha de fundo.

No Canindé, a Portuguesa criava boas chances. Na melhor delas, também aos 37 minutos, Ananias tentou de cabeça após cruzamento de Luis Ricardo. A bola passou muito perto da trave, mas saiu.Gazeta Press


Bahia escapou do terror da Série B com vitória em Goiânia

 


Os duelos de Canindé e Serra Dourada tinham carga emocional grande. Mas nada se comparava ao clássico dos Aflitos. E, se o estádio já estava em ebulição, a situação ficou ainda mais impressionante quando, aos 44 minutos, Diego Ivo derrubou Rogério dentro da área. A cobrança só aconteceu três minutos depois – quando o primeiro tempo já havia terminado em Goiânia e no Canindé.

Kieza bateu no canto direito do goleiro Saulo, que defendeu. O primeiro tempo terminou sem gols nos Aflitos, no Serra Dourada e no Canindé.

Com apenas 45 minutos para decidirem seus destinos, as três equipes ameaçadas começaram sob pressão. No Canindé, a Portuguesa não conseguia se impor, apesar de ter maior domínio; no Serra Dourada, o Bahia tentava o gol que lhe daria mais tranquilidade.

Nos Aflitos, o Sport sofria.

Sofria com a chance perdida por Gilsinho; sofria com a lesão do goleiro Saulo, que salvou a equipe mais uma vez, em chute de Araújo, mas teve de deixar a partida; sofria com o 0 a 0 nos outros jogos, resultados que não interessava.

Mas o sofrimento aumentou ainda mais aos 19 minutos, quando Souza cobrou falta na área, a defesa não afastou, e Araújo fez 1 a 0 para o Náutico. O Sport passaria a precisar de três gols: dois seus, para virar o jogo, e um de Ponte Preta ou Atlético Goianiense.
Gazeta Press


  O gol que saiu em Goiânia só piorou a situação. Aos 43 minutos, Rafael aproveitou erro de Gustavo para fazer Bahia 1 x 0 Atlético Goianiense. O Sport passou a depender de um milagre. No Serra Dourada, eram jogados 43 minutos da segunda etapa; no Canindé, 42. Nos Aflitos, 35.

Às 18h51, o jogo em Goiânia terminou com vitória do Bahia por 1 a 0. No mesmo horário, no Canindé, o relógio marcava 45 minutos para Portuguesa 0 x 0 Ponte Preta. Dois minutos de acréscimo. Nos Aflitos, eram jogados 38.

18h54. O apito final para Portuguesa 0 x 0 Ponte Preta manteve a equipe do Canindé na Série A. Com 41 minutos da segunda etapa nos Aflitos, o Sport estava rebaixado. Saulo chorava. Os jogadores se olhavam dentro do campo, tentando se motivar para os últimos segundos da partida.

A torcida cantava. O time já estava rebaixado, mas ainda restavam os cinco minutos de acréscimos.

Tempo que a torcida do Náutico usou para festejar o rebaixamento do rival e uma vaga na Sul-Americana; tempo em que a torcida do Sport prestou uma homenagem ao time, como se o Sport estivesse vencendo, como se estivesse sendo campeão brasileiro, como se o rebaixamento não significasse o fim, mas apenas um recomeço.

Um recomeço que o Sport terá de viver em 2013. O recomeço do qual Portuguesa e Bahia escaparam.

Às 19h02, o árbitro Marcelo de Lima Henrique pediu a bola. Terminava a mais intensa batalha da última rodada do Campeonato Brasileiro.

 

 

ESPN

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More