Marcelo Moreno faz gol aos 44 minutos do segundo tempo, diminuiu a vantagem do Coritiba e consegue a classificação
Elano comemora o primeiro gol do Grêmio na noite (Foto: Felipe Gabriel)
É por um resultado como este que o Grêmio é chamado de Imortal Tricolor. Após estar 'eliminado' até os 44 minutos do segundo tempo, o time gaúcho marcou um gol com Marcelo Moreno no fim e diminuiu a vantagem do Coritiba para 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, em resultado que garantiu sua classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Elano marcou o outro gol da equipe de Vanderlei Luxemburgo. Everton Ribeiro, Roberto e Pereira fizeram para os paranaenses.
O lance do gol que deu a classificação aos gremistas gerou polêmica: os jogadores do Coritiba reclamaram que Moreno estaria em posição irregular quando finalizou e chegaram a cercar o trio de arbitragem após o fim do jogo. Mas o auxiliar Emerson de Carvalho - que no último fim de semana errou grosseiramente ao validar um gol em triplo impedimento do Santos contra o Corinthians, o que causou inclusive a saída do diretor da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Sérgio Correa - desta vez acertou em não levantar a bandeira.
Com a vaga confirmada, o Grêmio enfrenta Cobreloa-CHI ou Barcelona-EQU nas oitavas de final. As equipes, porém, sequer realizaram a partida de ida. Assim, o próximo jogo do Tricolor será o Gre-Nal de domingo. No mesmo dia, o Coritiba visita o Figueirense, ambos pelo Brasileirão.
O JOGO
Com a necessidade da vitória, o Coritiba tomou a iniciativa de ir ao ataque no início do jogo. Assim, antes mesmo de completar dez minutos no relógio, a equipe teve algumas oportunidades com o atacante Roberto, que até então não estava em uma boa noite e desperdiçou todas.
Mas a ansiedade para buscar o gol acabava fazendo com que a equipe paranaense se esquecesse da defesa. Dessa forma, o Grêmio passou a ter chances de abrir o placar. Em uma delas, Kleber chegou a ficar dentro da área apenas com o lateral Ayrton na marcação, mas chutou para fora.
E quando parecia que o time gaúcho estava mais próximo do gol, foi o Coritiba que abriu o placar. Após um cruzamento de Robinho, Everton Ribeiro deu um belo drible no experiente Gilberto Silva e soltou uma bomba para estufar a rede gremista e fazer a festa da torcida.
O gol, que até então estava levando a partida para os pênaltis (já que o Grêmio havia vencido na ida por 1 a 0), deixou a duelo com um ritmo mais lento. Mas aos 40 minutos, Pereira derrubou Kleber na área e o juiz marcou pênalti. O zagueiro já tinha amarelo, mas foi poupado da expulsão. Na cobrança, Elano bateu bem e deixou tudo igual.
MARCELO MORENO DÁ A VAGA AO GRÊMIO
O Coritiba voltou do intervalo com apenas um pensamento: precisava fazer dois gols para se classificar. E a primeira parte do objetivo conseguiu ser cumprida logo aos sete minutos. Novamente Robinho deu um belo passe para Roberto, que nem deixou a bola cair no chão para marcar o gol.
O tento incendiou o Couto Pereira e os jogadores coxa-branca. O técnico Marcelo Oliveira, por sua vez, sacou Chico e colocou Thiago Primão. Com um time leve e ofensivo, não demorou muito para o terceiro gol vir. Aos 20, após um cruzamento na área, Pereira cabeceou bem e marcou.
A partir daí, o panorama mudou completamente. O time paranaense ficou mais recuado, com a entrada do volante Junior Urso no lugar do meia Robinho. Já os gremistas partiram com tudo para o ataque, e Vanderlei Luxemburgo lançou o atacante Leandro na vaga do volante Fernando.
Como esperado, os minutos finais foram de pura emoção: o Grêmio foi com tudo para o ataque e conseguiu diminuir a vantagem. Após um chute de Souza, Marcelo Moreno, em posição legal, completou para o gol e garantiu a vaga.
LANCENET
0 comentários:
Postar um comentário